Assemae oferece cursos de regulação e avaliação de desempenho em Belo Horizonte

Com o objetivo de apoiar os municípios na gestão das políticas públicas de saneamento básico, a Assemae promove em Belo Horizonte (MG), de 27 a 30 de novembro, dois cursos voltados para a regulação e avaliação de desempenho dos serviços municipais de saneamento. Trata-se de uma iniciativa do Plano Nacional de Capacitações da entidade, que oferecerá treinamentos em todas as cinco regiões do país. As inscrições para os cursos na capital mineira estão abertas pelo site da Assemae (www.assemae.org.br).

A capacitação sobre a avaliação de desempenho dos serviços de saneamento ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro, abordando temas como metodologias de avaliação de performance e benchmarking, aplicação de caso de estudo em seleção de modelos e uso de softwares, avaliação de performance econômica, qualidade do serviço, e benchmarking para a comunicação.

O segundo curso acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, com foco na regulação dos serviços de saneamento. O conteúdo programático inclui as características dos sistemas de água e esgoto, modelos de organização do setor de saneamento, necessidade e objetivos da regulação, bem como as obrigações do serviço público. Tratará, ainda, sobre a regulação econômica, internacional e contratual, além da governança regulatória e a comunicação.

Ambos os cursos serão realizados na sede da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Minas Gerais, localizada no Centro de Belo Horizonte. Como instrutores, foram convidados os professores portugueses Rui Cunha Marques (docente na Universidade de Lisboa, com experiência nas áreas de engenharia, hidráulica e recursos hídricos, economia, regulação e direito público), e Pedro Simões (engenheiro civil, mestre e doutor, com experiência em estudos econômicos e de regulação no âmbito dos serviços de saneamento).

Cada curso possui carga horária de 16 hora/aula e o limite de 40 vagas. O valor do investimento em cada capacitação é de R$ 400,00 aos associados da Assemae e R$ 700,00 para não associados.

Serviço

O que: Cursos de regulação e de avaliação de desempenho dos serviços de saneamento

Quando: 27, 28, 29 e 30 de novembro

Onde: Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Minas Gerais

Endereço: Rua Espírito Santo, nº 500, Centro, Belo Horizonte (MG)

Fale conosco pelo telefone (61) 3322-5911 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Inscrição para curso de regulação: clique aqui

Inscrição para curso de avaliação de desempenho: clique aqui

Compartilhar

Endereço

Atendimento