Monitoramento Espacial

O Monitoramento Espacial é um programa desenvolvido pelo Consórcio Pró-Sinos com o objetivo de criar um ambiente de coleta de dados e apresentação de informações sobre as condições ambientais da Bacia do Rio dos Sinos, em especial, dos ecossistemas lóticos. Essa é uma aspiração antiga do Consórcio e das comunidades na Bacia. A própria origem do Consórcio está ligada à necessidade de um controle maior sobre as águas do Rio dos Sinos e de seus afluentes, percebida e enfatizada pelo desastre ambiental de 2006.

Missão

Resgatando essa missão o Consórcio, desenvolveu uma plataforma de informática para reunir dados gerados por diversas organizações a quem chamamos de Parceiros. Também, criamos uma rotina de geração de dados próprios, coletando amostras e monitorando 24 pontos no Rio dos Sinos e em alguns afluentes principais.

Recursos

Os recursos utilizados para o desenvolvimento do Programa do Monitoramento Espacial são provenientes da arrecadação da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental Municipal – TCFAM, programa desenvolvido pelo Pró-Sinos para trazer aos municípios os valores necessários à ação de fiscalização ambiental, mas hoje retido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Visão

Nossa visão é contribuir para que exista, em todos os municípios, programas de monitoramento das águas dos arroios principais dos seus territórios. A esses esperamos juntar os dados gerados por outros parceiros institucionais, formando uma grande rede de monitoramento da Bacia, capaz de fornecer informações relevantes para a gestão das cidades e a preservação do ambiente natural.